SOCIOLOGIA DA CULTURA

SOCIOLOGIA DA CULTURA

VERSUS A CULTURA DA NÃO CULTURA

            À luz das Ciências Sociais (ciência que estuda a sociedade) cultura é coisa propriamente humana. É o traço distintivo da humanidade. É o todo complexo que abrange os conhecimentos: as artes (todas as artes), as ciências (todas as ciências), as tecnologias, a filosofia, a natureza, o Direito e os direitos, as crenças, a moral, os costumes, o intelectual, os sentimentos, as ideias, a linguagem (instrumento de assimilação e de divulgação), a tradição (transmissão do saber), os preconceitos, as opções, as volições, etc e etc. Enfim, todas as aptidões adquiridas pelo homem como membro da sociedade e todo elemento da sua vida social e econômica.
          O conhecimento então é o objeto da cultura. E tudo é demandado e determinado pelo contexto social arraigado na existência social.
           Conforme a revista APARTES da Câmara Municipal da cidade de São Paulo "A cultura é importantíssima. Corresponde á você cuidar da sua vida, do seu corpo, da sua saúde, da sua imaginação, da sua inteligência, do seu espírito critico, do seu sonho. No entanto a cultura é a coisa mais desvalorizada que existe, e isso representa um perigo enorme. Sem ela, ninguém toca nos tabus. É preciso usar a cultura para consertar as fraturas da cidade, porque ela é a infraestrutura da vida e precisa ser recolocada como eixo de onde tudo se desdobra".
             Estamos em processo de construção de um país diferente do que era antes, os processos com raízes profundas da desigualdade e da violência precisam ser invertidos e a presença da cultura é fundamental para isso. A cultura tem que estar na centralidade do novo modelo de Desenvolvimento. Tem que se impor e reconectar os nós da grande Teia Cultural.
         O prefeito Haddad diz que "A cultura está ocupando todos os pontos da cidade". E a cultura justifica porque ela tem papel estratégico que envolve todas as práticas, ela fala todas as linguagens, atinge todos os públicos, entra em todos os espaços e defende todas as expressões. Este é o seu poder... E, se ela não conseguir... ninguém mais consegue. A cultura repensa o país.
            E se cultura exprime as nossas realidades e se a consideramos como secundária, coadjuvante, assim estamos nos colocando no mundo enquanto sujeito social.

Neusa Cardoso dos Santos
Agente Comunitária de Cultura
Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Haddad e os Objetivos do Milênio

FORUM REDES E DESENVOLVIMENTO Haddad assinou compromisso de seguir as diretrizes de participação social na cidade de São Paulo e de...